top of page

Arquiteto e Designer de Interiores fazem a mesma coisa?


Muitas pessoas entendem que o arquiteto e o designer de interiores executam exatamente as mesmas atividades. A verdade é que existem diferenças significativas entre as duas profissões e, em muitos casos, elas podem ser complementares, a fim de garantir o sucesso e a qualidade de um projeto.

Na prática, o arquiteto é o profissional responsável por projetar uma obra, conferindo a ela suas características elementares, como estruturas, acabamentos, funcionalidades, sustentabilidade, cálculos de dimensionamento, adequação ao tipo de solo, conformidade com a legislação e o planejamento urbano do município, materiais, entre outros requisitos importantes.

O arquiteto tem um trabalho global, que visa projetar, criar, dimensionar e calcular todas as especificidades de uma obra. O profissional pode ser responsável por projetos completos de residências, empresas, museus, restaurantes, entre outros espaços. A arquitetura também envolve conhecimentos sobre técnicas construtivas, urbanismo e questões estruturais em geral.

Já o designer de interiores, como o próprio nome sugere, atua nas áreas internas, projetando espaços harmoniosos e funcionais a partir da escolha de mobiliários, iluminações, peças decorativas e acessórios. É um trabalho pautado basicamente na estética dos ambientes internos, distribuição do layout e equilíbrio das cores.

A correlação entre a arquitetura e o design de interiores

Existe uma proximidade grande entre as áreas e, em muitos projetos, os profissionais de arquitetura e design de interiores trabalham de forma conjunta, em uma verdadeira parceria em prol do sucesso da obra.

O designer assume um foco voltado ao layout dos ambientes, à decoração, à escolha dos melhores acabamentos, entre outros pontos. Já o arquiteto, além de ser o idealizador da obra, por meio do planejamento e criação da planta, também será o responsável por assinar o laudo técnico do projeto.

A correlação entre as duas profissões é ampla. Ambos os profissionais costumam trabalhar em escritórios de arquitetura e em construtoras, mas vale reforçar que o arquiteto pode desempenhar grande parte das atividades do designer por conta própria, já que sua formação é muito mais abrangente.

Em geral, algumas etapas de gestão dos projetos, como negociações com parceiros e fornecedores, orçamentos, apresentação de amostras e peças de decoração e visitas às lojas especializadas costumam ficar a cargo do designer de interiores, mas o arquiteto também poderá cumprí-las.

Diferenças na formação acadêmica do arquiteto e do designer de interiores

Arquitetura e Design de Interiores são duas formações distintas, que apresentam currículos e tempo de graduação diferentes. O título de designer de interiores pode ser obtido em um curso com perfil tecnólogo, geralmente com duração de dois anos. Já a faculdade de arquitetura e urbanismo tem duração de cinco anos e o profissional obtém o título de bacharelado.

O arquiteto tem diversos conhecimentos profundos que o designer de interiores não possui, como matérias específicas de planejamento urbano, paisagismo, técnicas construtivas, materiais, cálculos, topografia, entre outros assuntos. Trata-se, portanto, de uma profissão mais abrangente e com mais aplicações práticas no mercado.

Contudo, ao atuarem de forma harmônica e colaborativa, arquiteto e designer garantem o suporte que o cliente precisa para realizar uma obra qualificada e de sucesso!

3 visualizações0 comentário
bottom of page