top of page

A dor e a delícia de empreender em família


Artigo | A Dor e a Delícia de Empreender em Família

O trabalho em família existe há tempos e este tipo de negócio permanece. Dados do IBGE e Sebrae mostram que 90% das empresas são familiares. Representam 65% do PIB e empregam 75% . Em São José dos Campos, aumentou a abertura de novas empresas no primeiro semestre, boa parte conta pelo menos com um membro da família.

Entre as vantagens, o desejo de crescer, divisão de tarefas e a confiança na gestão financeira. Entre as desvantagens, temos a gestão de conflitos, separando os assuntos pessoais dos empresariais.

Menciono aqui a experiência própria. Dos 20 anos de casamento, 15 são de convivência profissional. A distribuição das tarefas foi tranquila, uma vez que um cuida dos projetos de arquitetura e engenharia e o outro, das questões administrativas. Esta talvez, seja a pedra angular de qualquer negócio: o reconhecimento dos talentos de cada um e o respeito pelas hierarquias.

Para o cliente só há ganhos pois, um sempre cobra o melhor do outro. Para gerir os conflitos, regra básica: assuntos pessoais não passam pela porta do escritório. Os assuntos profissionais, no entanto, permeiam os pensamentos o tempo todo, mas desde que não haja prejuízo na convivência familiar, como nos fins de semana e férias, quando checar e-mails e mensagens nos celulares está proibido.

5 visualizações0 comentário
bottom of page