top of page

Dia das Crianças: Presente exclusivo e com orçamento justo pode fazer a alegria das crianças


Pais da região buscam por presentes únicos e que caibam em seus orçamentos. Dia das crianças chegando, que tal surpreender seus filhos com um presente diferente, a transformação do quarto deles? Com orçamento enxuto, criatividade e rapidez é possível transformar o ambiente para as crianças por meio da reforma rápida.

Não importa o tamanho do quarto, a transformação poderá começar com pintura, abusando da paleta de cores, seguida de uma decoração criativa, utilizando-se objetos pessoais das crianças e móveis coloridos. A inspiração poderá ser temática e atender as sugestões dos pequenos. O resultado será um quarto único, aconchegante e com a personalidade de quem utiliza o espaço.

O exemplo a seguir, de dois quartos de crianças, foi realizado pelo arquiteto Fabio Rocha, que desenvolveu quartos temáticos de acordo com os pedidos das crianças: um quarto Geek e o outro praiano, inspirado no desenho animado Moana. “Nos dois casos, não houve nenhuma reforma após a mudança da família para a nova casa, ou seja, os móveis e objetos utilizados na antiga residência foram apenas realocados no novo imóvel.

O que antes era um quarto quase que exclusivamente para dormir, pois a antiga casa contava com área de brinquedoteca, passou a ser um local de permanência mais longa, inclusive junto aos amigos, que mantém constante presença online e física”, comentou o arquiteto. Toda a adaptação foi pensada dentro das novas necessidades das crianças, mas sem deixar de lado os novos gostos e desejos, que foram apresentados ao pais.

Quarto Geek

Para o quarto do menino, o arquiteto Fabio Rocha conseguiu definir em um espaço relativamente pequeno, algumas áreas como: canto de leitura, dormitório, área de estudos. O primeiro quarto do filho foi projetado quando ele tinha 2 anos de idade e o tema Piratas foi escolhido pelos pais. Agora aos 10 anos, o menino se desenvolveu e mostrou sua personalidade, manifestando claramente seu interesse em um espaço Geek.

Com a premissa de um orçamento enxuto, o projeto foi concebido dando uma nova pintura no quarto em tom azul claro e a decoração foi feita a partir dos itens que a criança já possuía em seu armário de brinquedos. O quarto ganhou quadros animados e almofadas sobre a cama com itens ícones geek. A estante em formato Pac Man foi encomendada a um artista plástico.

De forma lúdica e criativa, vários itens foram adicionados com o passar do tempo, como bonecos colecionáveis e placas decorativas. Animes e Star Wars são as preferências do filho, que entre um e outro, manteve os dois na decoração, somando ainda diversos super-heróis. As naves do Star Wars que sobrevoam o quarto foram presentes dos tios. As estantes para organização dos livros e mangás foram um pedido da criança.

“ Um projeto de interiores como este não custa caro pois, pode contar com a garimpagem dos itens pela internet ou em feiras de decoração. Além, é claro, do aproveitamento de itens já existentes na casa”, lembrou Fabio Rocha.

Quarto Praiano

Para o quarto da menina, o arquiteto abusou da cor forte e usou o azul escuro que remeteu ao mar havaiano e da cabeceira de cama bem divertida, em formato de flor de hibisco. A inspiração foi baseada no filme Moana. A filha teve seu primeiro quarto ainda bebê, com o tema também inspirado em filme, na Pequena Sereia – Ariel. A menina cresceu, mas o gosto por princesas do mar e itens marítimos não mudou.

A decoração foi totalmente renovada, pois agora a menina tem diferentes necessidades de usos no mesmo ambiente. As paredes e o tetos ganharam objetos de animais do fundo do mar, como a tartaruga, ao lado da cama um objeto em forma de concha. Algumas peças em mdf que fazem referência ao Hawai foram colocadas na parede. No móvel ao lado da cama, foi colocada a boneca tema. Os livros foram colocados numa estante organizadora.

Neste ambiente, que ficou menos infantil, foi possível colocar até uma rede, uma exigência da usuária do quarto. “A otimização dos espaços é uma grande vantagem desta diversidade de uso de um mesmo ambiente, além de um espaço relaxante e divertido, tem um canto dedicado aos estudos, com a mesa e computador”, complementou o arquiteto.

O arquiteto ressalta que neste tipo de reforma o prazo de execução é muito rápido, dependendo das opções escolhidas pode se levar horas ou no máximo um fim de semana. E a criança, além de ficar encantada com o quarto, feliz com os pais, ganha um novo espaço para receber os amiguinhos.

“No caso destes dois exemplos, o resultado foi facilmente percebido pelos pais, que as crianças ficaram muito satisfeitas com seus novos quartos e que começaram a passar muito mais horas em atividades neste local”, finalizou o arquiteto Fabio Rocha.

Fonte: Fabio Rocha Arquitetura. (Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido,335. Jd Aquarius. São José dos Campos. Fone: (12) 3931-4877 ou (12) 99198-4565

5 visualizações0 comentário
bottom of page