top of page

O importante trabalho das cores na arquitetura


O potencial de uma cor está relacionado às emoções que ela desperta em nós. Cores quentes trazem aconchego e alegria. Cores sóbrias remetem segurança e conforto. Cada tonalidade está intimamente ligada às nossas percepções e, por isso, as cores de uma decoração precisam ser escolhidas com cuidado e carinho.

Foto: Reprodução.

A forma como as cores influenciam nosso estado de espírito é muito importante. Elas potencializam nossa sensação de bem-estar, influenciam nosso humor e agem, até mesmo, sobre nosso equilíbrio mental, nos oferecendo tranquilidade e paz.

Se você está construindo ou reformando sua casa, precisa saber que as cores da decoração e dos ambientes serão essenciais para que você se sinta bem e tenha uma rotina com boas energias e vitalidade.

O poder das cores

Cada tom tem o poder de influenciar nosso comportamento. Cores vibrantes, como o amarelo e o laranja, garantem boas vibrações; o verde traz frescor, calmaria e nos remete à natureza; já o azul nos garante calma e suavidade.

Por tudo isso, as cores desempenham um papel extremamente relevante na arquitetura, pois têm uma ligação especial com a nossa essência como seres humanos, despertando em nós sentimentos de plenitude, felicidade e equilíbrio. Existem cores que aliviam o estresse, aumentam nosso senso de segurança, trazem serenidade e até estimulam a criatividade, o dinamismo e a produtividade. Escolher cores que despertem boas sensações é uma maneira de criar ambientes agradáveis, aconchegantes e harmoniosos.

A cor de 2019

Em seu Fashion Colors Trend Report de 2019, a Pantone destacou a tonalidade Living Coral como a cor do ano. Este tom desperta a positividade, é uma cor animadora, energizante, suave e que envolve os ambientes com uma sensação de conforto, otimismo e alegria.

A tonalidade é perfeita para ambientes residenciais, especialmente para decorações que valorizam uma expressão lúdica, contemporânea e cheia de vida. É uma cor efervescente e foi escolhida com base nas tendências do mercado, na psicologia das cores e na capacidade que as tonalidades têm de despertar boas emoções e vibrações, fomentando o bom humor.

Como escolher cores na arquitetura em 2019?

De acordo com o arquiteto Fábio Rocha, é necessário cautela no momento de escolher a cartela de cores de uma decoração. “Algumas cores da moda dificilmente se adaptam a todos os aspectos, objetivos e necessidades de um ambiente ou público. É importante que a composição cromática siga um objetivo funcional, combinado às convenções estéticas e preferências pessoais. No final, deve prevalecer um projeto que torne os espaços mais agradáveis”, enfatizou o profissional.

No momento de definir as cores do seu projeto, avalie as tonalidades que estejam em sintonia com a proposta da obra e com o seu estilo de vida. As cores devem ser harmoniosas, agradáveis à visão e confortáveis, para que os ambientes internos e externos fiquem equilibrados e sofisticados. Entre em contato com a equipe Fabio Rocha Arquitetura e saiba mais!

1 visualização0 comentário
bottom of page