top of page

Bem Estar Urbano: Urbanova, um bairro com moradias voltadas para qualidade de vida mesmo com a mudan


A revisão da Lei de Zoneamento em São José dos Campos prevê uma novidade: a permissão de construção de novos pontos comerciais nas principais avenidas do bairro Urbanova, zona leste da cidade. O anúncio foi feito na audiência pública, no dia 16 de julho. A medida vai ao encontro do que dizem especialistas sobre morar bem, que é ter a moradia perto de comércio, serviços, lazer e até mesmo próximo do emprego.

Morar no Urbanova é um privilégio. Amo a tranquilidade daqui, a sensação de cidade de interior, a comodidade do comércio local, que reúne cerca de 200 empresas que facilitam muito nossa rotina, além é claro dos benefícios para as crianças, que tem a liberdade de brincar na rua, interagir com as outras crianças e se conectar com a natureza”, comentou Fabiana Pupio, jornalista e moradora há 10 anos do Altos da Serra.

Sim, a natureza é um privilégio do bairro. O Urbanova, desde seu surgimento na década de noventa, é visto como uma localização segura, agradável e saudável. É um dos locais da cidade onde mais se vê a prática de quem ama pedaladas.

A prática esportiva, aliás, foi valorizada com a abertura oficial do Parque Ribeirão Vermelho em 2017. A área verde de 250 mil metros quadrados, fica próxima aos condomínios Altos da Serra VI e do Residencial Paratehy. O Parque reúne quadras poliesportivas e de tênis, playground, pista de caminhada, ciclovias, pista de skate, 3 academias ao ar livre e chafariz. Tudo à disposição da população gratuitamente.

Especialistas em saúde e psicologia identificaram que morar em um bairro como este, que reúne tipicamente famílias, e abriga um parque deste nível é um antídoto poderosíssimo contra o estresse. Morar perto de um parque gera maior disposição, é uma oportunidade de contato com a natureza com familiares, amigos ou até mesmo sozinho e incentiva a deixar o sedentarismo de lado.

Talvez este seja um dos segredos que atraia também moradores vindos de São Paulo. O bairro abriga famílias que buscam qualidade de vida e integração com a natureza, longe do caos da cidade grande. Um dos exemplos é o casal Sílvia e Fábio Rocha, que veio com os dois filhos da capital. “Há 10 anos mudamos de São Paulo para São José dos Campos com a expectativa de melhor qualidade de vida e aproveitamento de nosso histórico profissional, consolidado em grandes empresas da capital. Nos apaixonamos pelo Urbanova à primeira vista: as áreas verdes, os lindos e exóticos pássaros sobrevoando livremente pelas casas e o silêncio que favorece a introspecção e renovação de energia foram elementos decisivos para a escolha”, comentou a empresária Sílvia Rocha.

Além de moradora Sílvia Rocha atua nos condomínios como corretora e ela comenta também a preocupação dentro destes residenciais de que as construções sejam sustentáveis, preservando a natureza local e objetivando a qualidade vida. Um dos exemplos que ela cita é o Condomínio Reserva do Paratehy com 115 casas e mais 40 outras em obras.

As casas, com arquiteturas modernas, coexistem ao lado do lago natural com peixes, com pista de caminhada em meio à natureza. Há um incentivo a interação com tirolesa e parquinhos infantis, campo de futebol society, quadra poliesportiva. Não deixando ninguém ficar parado e muito menos isolado em suas casas. Sem contar que parte do condomínio tem vista para o Parque Ribeirão Vermelho”, observou o arquiteto Fabio Rocha.

Durante a discussão sobre a lei de zoneamento do bairro foi citado que a construção de casas continua permitida no Urbanova, como por exemplo esta que a corretora Sílvia Rocha tem à disposição no Residencial Paratehy (fotos), com 420 metros quadrados de área construída e com 4 suítes. Na reunião com os moradores foi dito que a restrição ficará para a verticalização, sendo que está permitido apenas a construção de dois prédios, próximos ao Colinas do Paratehy, isto porque, a construção dos prédios já estava prevista e autorizada para a área onde se localiza.

Por Solução Textual

14 visualizações0 comentário
bottom of page